05 August 2010

A diferença entre adicção e compulsão

Algumas definições simples

Adicção é um termo amplo, que é usado para descrever todo um processo pelo qual as pessoas (ou animais) se tornam dependentes de uma determinada substância ou de um comportamento, a fim de lidar com a vida.Esta dependência torna-se tão importante para o indivíduo que vai persistir na utilização da substância, ou a prática de comportamento, mesmo quando ela é nociva para si mesmo, sua família, e em outras áreas importantes da sua vida.
Em contrapartida, a compulsão é um termo bastante estreito, que é usado para descrever o desejo intenso de fazer algo. Compulsões são uma parte pequena, mas importante do processo de dependência, e são também uma parte importante do transtorno obsessivo-compulsivo.
Assim você pode ver que uma adicção envolve a compulsão para tomar uma substância viciante (como o álcool ou a heroína) ou para realizar um comportamento viciante (como jogos de azar ou sexo), mas também envolve outros processos.

Principais diferenças

Prazer
Uma distinção importante entre um adicção e compulsão (como ela é vivida no transtorno obsessivo-compulsivo) é a experiência de prazer. Enquanto as pessoas que têm adicções sofrem todos os tipos de desconfortos, o desejo de usar a substância ou a se engajar no comportamento baseia-se na expectativa de que isso será agradável.
Em contraste, alguém que sente uma compulsão, como parte do transtorno obsessivo-compulsivo pode não ter qualquer prazer a partir do comportamento que ele realiza. Muitas vezes, é uma forma de lidar com a parte do transtorno obsessivo, resultando em um sentimento de alívio.

Isso pode ficar um pouco confuso porque, muitas vezes um adicto chega a um ponto em que ele realmente não aprecia o comportamento adictivo, estando apenas em busca de alívio para a necessidade de uso ou de se engajar no comportamento. Esta situação é agravada pela experiência de abstinência que muitas vezes acontece quando param de tomar a substância ou a prática de comportamento. Embora isso possa parecer um comportamento obsessivo-compulsivo, porque o prazer se foi, a motivação original para se engajar no comportamento era de se sentir bem.

Realidade

Outra distinção importante entre um adicção e uma compulsão tem a ver com a consciência da realidade do indivíduo. Quando as pessoas têm transtorno obsessivo-compulsivo, estão geralmente cientes que sua obsessão não é real. Elas ficam muitas vezes perturbadas por sentir a necessidade de realizar um comportamento que desafia a lógica, ainda que o praticam de qualquer maneira para aliviar sua ansiedade.

Em contraste, as pessoas adictas sentem-se freqüentemente bem à distância da falta de sentido de suas ações, sentindo que eles estão apenas se divertindo, e que outras preocupações não são importantes. Isso é muitas vezes conhecida como negação porque a pessoa adicta nega que seu uso ou comportamento é um problema. Muitas vezes não é antes de uma grande conseqüência como um cônjuge ferindo-se em um acidente provocado por embriaguez ao volante, ou uma perda de emprego, que são confrontados com a realidade de sua adicção.

Por que tanta confusão?

Adicção e compulsão são dois termos que entraram em nossa linguagem cotidiana. E como muitas palavras que são de uso comum, elas podem ser mau usadas e não ser compreendidas. Isso causa confusão para todos, especialmente aqueles que sofrem de adicções e compulsões, mas também para os profissionais que tentam ajudar. Muitas vezes, as pessoas usam esses termos de forma intercambiável, sem pensar nas distinções entre elas.

Há várias razões por que a palavra "compulsão" começou a ser utilizada em relação aos comportamentos de dependência. Originalmente, o termo compulsão partiu da idéia de adictos acessando os centros de prazer erótico do cérebro. Mais tarde, o termo “compulsão” foi usado no lugar de "adicção" na esperança de que ele teria mais legitimidade para o tratamento da adicção, e tornar mais provável que o tratamento fosse coberto pelas seguradoras.

Estes dias, a maior controvérsia no campo das dependências é saber se as adicções comportamentais são adicções tão legítimas como as adicções de substâncias. Outro termo, dependência, é utilizada no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM) para se referir às adicções do álcool e/ou drogas, e o jogo compulsivo é a única adicção comportamental especificamente incluída no manual. Como estamos perto da publicação da próxima edição, prevista para Maio de 2012, está sendo feito um trabalho para considerar a inclusão e a unificação das várias adicções.