31 December 2009

Diferença entre a interpretação exegética e a interpretação espiritual

Oswald Chambers

Há uma diferença entre a interpretação exegética e a interpretação espiritual. O perigo da interpretação espiritual é que nós interpretamos à luz de nossa própria experiência, conseqüentemente poderá haver muitas interpretações.

Leia Mais

23 December 2009

Fundamentos Teológicos do Aconselhamento Bíblico

Em artigo anterior, publicado no blog do Celebrando a Recuperação (“Se temos a Bíblia, porque usar a Psicologia?”), apresentamos uma proposta de trabalho levando em conta a nossa convicção de fé em não negarmos os fundamentos bíblicos em troca do uso da Psicologia. Reafirmamos nossa convicção de que as Escrituras oferecem uma base consistente para o trato dos problemas humanos na vida, morte e ressurreição de Jesus. Não abrimos mão do legado de nossos antecessores, no qual há uma compreensão do ser humano a partir de um Deus que se revela e se relaciona com o homem através de Jesus Cristo que envia o Espírito Santo para habitar o coraçao de todo aquele que crê Nele como Salvador e Senhor de sua vida.
Baixe este texto
ou

continue lendo

Leia Mais

O Conceito de Recuperação

O conceito de "recuperação" não contradiz a verdade espiritual de tornar-se uma "nova criatura" em Cristo?

• O termo “recuperação” aparece na Bíblia em 2ª Timóteo 2:26. A palavra grega usada aqui é “ananepho”, significando o retorno a um estado de sobriedade.
Baixe este texto

ou

Leia Mais

22 November 2009

O que lhe importa?

"Pedro... perguntou ao Senhor:"... e quanto a ele? Jesus lhe disse: O que importa? Quanto a você, siga-me"
(João 21:21-22)

Uma das lições mais duras a aprender vem de nossa teimosia em interferir na vida de outras pessoas. Levamos muito tempo para percebermos o perigo de ser uma providência amadora, isto é, intervir no plano de Deus para os outros. Você vê alguém sofrendo e diz: "Ele não sofrerá; farei todo o possível para que não sofra". Você coloca sua mão direita na frente da vontade permissiva de Deus para pará-la, então Deus diz "O que lhe importa isto?". Há estagnação em sua vida espiritual? Não permita que ela continue mas leve isto à presença de Deus e descubra a sua razão. Possivelmente descobrirá que isso é porque você tem interferido na vida de outra pessoa - propondo coisas que você não tem o direito de propor, ou aconselhando quando você não tem o direito de aconselhar. Quando você tiver que aconselhar outra pessoa, Deus a aconselhará através de você com o direto entendimento do Seu Espírito. Sua parte é manter o relacionamento correto com Deus de modo que Seu discernimento possa fluir através de você continuamente com o propósito de abençoar alguém mais.

Muitos de nós vivemos apenas dentro do nível da consciencia - conscientemente servindo e conscientemente devotados a Deus. Isso mostra imaturidade e o fato de que ainda não estamos vivendo a plena vida de Jesus. Maturidade é produzida na vida de um filho de Deus em nível inconsciente, até que nos tornemos tão totalmente submissos a Deus que nem teremos consciencia de estar sendo usados por Ele. Quando nós estamos conscientes que estamos sendo usados como pão partido e vinho derramado, nós temos ainda um outro nível para alcançar - o nível onde toda consciência de si mesmo e daquilo que Deus está fazendo através de nós é completamente eliminada. Um santo nunca é conscientemente um santo - um santo é conscientemente dependente de Deus.

Chambers "My Utmost for His Highest" 15/11

20 October 2009

Depressão


Se nós nunca estivemos deprimidos não devemos estar vivos; é da natureza do cristal nunca ser deprimido. Um ser humano é capaz de deprimir-se; do contrário não haverá capacidade para a exaltação. Há coisas que são calculadas para deprimir, coisas que são da natureza da morte; e ao fazer uma estimativa de si mesmo, sempre leve em conta a capacidade para a depressão.

Oswald Chambers, My Utmost for His Highest 17/fevereiro

14 October 2009

Oração do Cuidado

Oração do Cuidado

Senhor, dá-me a Tua mão e conduz a minha vida

Guia os meus passos para que eu caminhe seguro

Sob as asas da Tua misericórdia sinto-me protegido

No colo de Tua bondade encontro descanso verdadeiro

Em dia de medo e angústia, abriga-me em teu poder

Em momentos de ansiedade, faz cair sobre mim a Tua paz

Ao me sentir fragilizado, ajuda-me a ter esperança

Cuida de mim e de meus amados, cuida do meu destino

Quando a culpa me acusar, acolhe-me em Tua graça

Absolve-me do pecado e faz-me renascer de Teu perdão

Se eu cair, permita que eu caia em Tuas mãos

Se eu permanecer caído, dá-me a Tua companhia

Seja como for, cobre-me com o manto do Teu amor

Graças pelo Teu cuidado, graças pela salvação

Agora dá-me a bênção que tanto anseio

Amém

(Rodolfo Gaede Neto)

25 September 2009

O Segredo do Casamento

Sthefen Kanitz (*)

Meus amigos separados não cansam de me perguntar como eu consegui ficar casado trinta anos com a mesma mulher. As mulheres, sempre mais maldosas que os homens, não perguntam a minha esposa como ela consegue ficar casada com o mesmo homem, mas como ela consegue ficar casada comigo.

Leia Mais

20 April 2009

Se temos a Bíblia porque precisamos da Psicologia?

Carlos Barcelos

“embora vivamos como homens, não lutamos segundo os padrões humanos. As armas com as quais lutamos não são humanas; ao contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas. Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo”. (2ª Coríntios 10:3-5)

A constante pregação da Igreja Batista do Morumbi tem se baseado na convicção do caráter único das Escrituras como revelação proposicional da vontade de Deus introduzida em um mundo caído com o propósito de comunicar o amor de Deus ao homem caído.

Leia Mais

10 sinais importantes de um homem abusivo

Homens abusivos são freqüentemente, eles mesmos, sobreviventes de abuso. O comportamento de um homem abusivo pode variar desde o abuso emocional, verbal, até o físico e sexual. Freqüentemente um homem abusivo emocionalmente é também um homem abusivo verbalmente ou uma combinação de todos os tipos acima. Sinais de um homem abusivo podem usualmente ser encontrados depois de alguns momentos no início da relação se você prestar atenção. Faça muitas perguntas e alguma investigação a respeito do seu passado.

Leia Mais